HomeBlogMarketingMarketing de relacionamento na era digital: você está fazendo isso certo?

Marketing de relacionamento na era digital: você está fazendo isso certo?

Por Any Figueira | CCO


Quantas marcas você vê quando acessa as suas redes sociais? Muitas, eu garanto. E com os seus clientes não é diferente. Estamos todos sedentos por atenção quando o assunto é internet e, para as marcas, resta cada vez mais a personalização e a criatividade para prender a atenção dos seguidores.

Hoje, a rede social mais popular para as marcas é o Instagram, mas o Facebook não fica para trás, detendo a maior parcela de conversão em vendas de determinados segmentos. Mas você já sabe, a sua marca não precisa estar presente em todas as redes sociais. Se você possui uma boa estratégia digital, é mais fácil entender onde está o seu público-alvo e como construir um relacionamento com ele.

Mas, para obter resultados favoráveis ao seu negócio, é preciso nutrir o seu público e solidificar essa relação. E é aí que entra o marketing de relacionamento.

O marketing de relacionamento envolve a comunicação entre marca e cliente, ou seja, como a empresa se comunica com o público e como esse público reage diante da informação. Essa relação pode contribuir para o crescimento da marca, como também acabar com a imagem dela. E, pensando em te ajudar nessa construção, separei alguns insights importantes que você confere a seguir.

Só planejar e publicar não basta

As pessoas estão cada vez mais conectadas com as marcas e, da mesma forma com que interagem positivamente, podem deixar comentários negativos que se espalham rapidamente pela internet. Por isso, o monitoramento de marca é fundamental para que você entenda o que não está legal e continue apostando nas estratégias que trazem mais engajamento. O monitoramento nas redes sociais e de marca é baseado na observação de todas as menções ao seu negócio para descobrir o que falam de você, como falam e porque falam. Com essas informações fica muito mais fácil criar campanhas assertivas.

Mas, antes de reconhecer o que falam e quem está falando sobre a sua marca, é importante traçar o seu público-alvo. Construir personas que se identificam com a sua marca vai te auxiliar em todo o planejamento digital, não somente nas redes sociais, mas na internet em geral. Trace uma descrição completa da sua persona (biografia, gênero, faixa etária, preferenciais, problemas, necessidades, etc.) e faça uma renovação periodicamente, afinal, um público é composto por pessoas e pessoas mudam de comportamento com frequência.

Já sabe do que o seu cliente gosta? Inserir informações sobre o universo dele é o caminho para uma boa interação. Não adianta falar de tudo sem entender quais são realmente os assuntos que interessam o seu público-alvo. Busque entender quais são as suas necessidades e crie um conteúdo que faça a diferença na vida dele. Questione-se sempre o quanto isso é relevante.

Um erro frequente é insistir no que não deu certo. Tenha em mente que mudanças devem e precisam ocorrer durante uma estratégia digital. Muitas vezes uma campanha pode não trazer o resultado esperado e isso deve servir de “lição” para os próximos conteúdos. Procure entender o que pode melhorar e, na próxima publicação ou anúncio, faça diferente.

O marketing de relacionamento nos possibilita uma coisa incrível: a aproximação com o público. Quando você conhece os seus seguidores, fica muito mais fácil se aproximar deles. Tenha sintonia e faça-os se identificar com a sua marca. Não adianta ter uma linguagem mais formal se o seu público é jovem e descolado, do contrário, você estará afastando seus prospects.

Estimule o envolvimento do seu público. Por mais que as marcas estejam cada vez mais próximas dos usuários, o cliente precisa sempre ser estimulado a interagir e os stories cumprem muito bem essa função. Faça perguntas aos seguidores, brinque com as enquetes, gere curiosidade sobre a sua marca ou algum produto específico. Além de aproximar as pessoas da sua marca, você consegue entender ainda mais sobre o que o seu público gosta e, assim, entregar cada vez mais um conteúdo assertivo.

Conseguiu gerar uma boa interação e, mais do que isso, o seu cliente veio falar com você via inbox? Faça-o se sentir importante, afinal, ele é. Não o deixe sem resposta por muito tempo, seja interessado em o ajudar e entenda as suas necessidades. Demonstre atenção e você certamente estará criando um laço de relacionamento.

Depois de construir uma ponte entre a sua marca e o seu cliente, essa comunicação começa a acontecer de forma natural. Você tem um relacionamento real oficial com os seus seguidores (que precisa ser nutrido). A percepção do cliente com a sua marca torna-se mais próxima e você consegue perceber que existe uma sintonia, que se estabeleceu dos dois lados. Assim, certamente seus seguidores terão mais liberdade para expressar o que acham de sua marca, o que pode ser melhorado e o que merece ser conhecido por mais gente. Aqui é onde surge o feedback. Estimule o diálogo e a interação, mesmo que não seja um elogio propriamente dito. Assim como na vida, nas estratégias digitais nossos maiores aprendizados vêm dos erros e não dos acertos.

COMPARTILHE:
CONTENT.ads
Fone: (48) 99950-0648
E-mail: contato@contentads.com.br
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados