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Construindo autoridade para captar mais clientes

Por: Any Figueira | CCO


Em outubro de 2016 eu escrevi um artigo sobre ‘5 bons motivos para você gerar conteúdo relevante e atrair clientes’. Hoje, pouco mais de dois anos depois, esse mesmo artigo ainda precisa ser lido por diversos gestores e empresários, mas agora, com o alerta: ou a sua marca produz conteúdo relevante ou será esquecida pelos consumidores.

O que você faz quando está online e não está trabalhando? Obviamente a resposta é: “buscando assuntos que me interessam”. E é isso que todo mundo faz na internet. As pessoas estão, cada vez mais, atrás de conteúdos que agreguem algum conhecimento e possam ser úteis em algo.

Mas algumas empresas ainda não se deram conta disso, e por falta de conteúdo na internet deixam de conquistar clientes e divulgar seus produtos e serviços.

Com tantas opções de compra, o público acaba escolhendo aquele que melhor se destaca na área e você pode estar deixando de ser visto, simplesmente por não demonstrar seu conhecimento sobre seu próprio produto.

Se gerar conteúdo relevante era de extrema importância há dois anos atrás, hoje é simplesmente imprescindível em qualquer estratégia de marketing digital, e custa menos do que você imagina. O marketing de conteúdo atrai o cliente, conquista, fideliza e gera divulgação da marca e/ou produto. Então, baseado nos conceitos que apresentei no meu artigo lá em 2016 - e agora melhor desenvolvidos -, confira porque o marketing de conteúdo, quando bem feito, tem o poder de destacar a sua empresa no mercado.

1 - Baixo investimento, grande visibilidade

Para criar o conteúdo que vai alimentar o blog da sua marca você precisa apenas de um bom profissional que saiba trazer as informações úteis do seu produto e serviço, atraindo o consumidor. Existe hoje diversos jeitos de transformar o seu conhecimento em conteúdo para o ambiente digital, e são meios mais econômicos se comparadas às outras formas de publicidade e divulgação da sua marca.

2 - Mostre que você é especialista na área

O conteúdo que você vai criar, mostrará aos seus consumidores e possíveis clientes o quanto você entende sobre o produto ou serviço que vende. Imagine por exemplo que você possui um salão de beleza e dentro do seu blog você fala sobre as últimas tendências do mercado e ensina como cuidar do cabelo em casa. Você vai atrair o cliente para ver seu conteúdo e vai conquistar a confiança dele, pois você mostrou que entende sobre serviço que presta. O leitor ainda entenderá que você está disposto a ajudá-lo, ensinando, dando dicas e listando coisas úteis para o dia a dia dele, ou seja, você mostra que está no mercado não apenas para vender, mas também porque entende do assunto e é merecedor de confiança.


#CASE: Quer ver na prática como virar autoridade em um determinado assunto? Atendemos o escritório Joana Guedes Advocacia e com o objetivo de ser reconhecida como especialista na área, a advogada Joana Guedes criou o canal no YouTube “Vivendo Direito”. No canal ela fala de situações que podem ocorrer no dia a dia de qualquer pessoa, mas que, como leigos no assunto, podemos não saber como recorrer. Clique aqui e acesse o Canal.

3 - Sua chance de vender se multiplicará

Em três passos simples podemos demonstrar como o conteúdo relevante pode transformar a experiência e as decisões de um visitante do seu site.

Pegamos ainda o exemplo do salão de beleza. Primeiro o consumidor será atraído pelo conteúdo que você publicou, é um excelente momento para você despertar a necessidade nele.

Em segundo momento ele irá considerar fazer tal tratamento de beleza, sanando a necessidade que você, enquanto vendedor criou.

O último passo é o da decisão. Você já explicou e tirou as dúvidas do consumidor, convencendo-o da necessidade do serviço/produto, e quem será a primeira opção de compra do usuário? O seu salão de beleza, que trouxe aquele conteúdo até ele e tornou aquele desejo real.

E ainda, se o conteúdo for relevante e a experiência do serviço agradável, existe grande possibilidade dele divulgar o seu negócio, tanto na internet quando no boca-a-boca.

4 - O Google também te dará uma chance

O Google dá preferência nas buscas para sites e blogs que fornecem conteúdo relevante para os usuários. Ele lê as palavras-chave de um artigo para entregar ao leitor o conteúdo que ele está procurando. Ou seja, páginas que trazem um conteúdo relevante e os melhores conceitos sobre determinado assunto têm mais chances de aparecer nas buscas. Em cada segmento do mercado, vai aparecer quem mais produzir conteúdo interessante ao leitor. Essa técnica se chama SEO. Clique aqui e saiba mais.

5 - Converse com o consumidor

Você terá um espaço para o público questionar seu serviço, tirar as dúvidas em relação ao produto e conhecer mais sobre a marca e seus conhecimentos. Você abrirá as portas do diálogo com o seus consumidores e potenciais clientes.

Criando uma produção contínua de conteúdo relevante você conhecerá melhor o seu público e saberá exatamente o que os atraí. O marketing de conteúdo tem como finalidade agregar conhecimento ao seu cliente sem ele estar necessariamente comprando seu produto naquele momento.

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