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Seja uma marca de pessoas, não de produtos

Por Any Figueira | CCO


A criação de uma marca envolve muito mais do que um produto, um logo e um slogan. Antes de tudo isso, precisamos colocar na frente as pessoas, a razão da existência de qualquer marca.

O branding envolve toda a personalidade da marca. Todas as ações, tomadas de decisões, campanhas, lançamentos de produtos, e comportamento, serão focados na causa que a empresa abraça e no que ela assume como identidade.

É claro, nada disso pode ser forçado. O branding, como um todo, deve fluir e ser percebido de uma forma natural, é aquilo que a empresa respira. Não adianta levantar a bandeira de sustentabilidade e descartar resíduos químicos na natureza, ou apoiar a luta da igualdade entre homens e mulheres e não ter uma mulher na equipe.

Perceba quais são as causas da sua empresa e como ela se relaciona com os consumidores. Os objetivos da marca devem se transformar no posicionamento que será percebido por seus consumidores. Como você quer se posicionar no mercado?

Grandes marcas têm uma grande causa

A missão do Starbucks é “inspirar e nutrir o espírito humano”. Um dos valores da Havaianas é “Respeito às pessoas. Construção de um ambiente meritocrático com boas condições de trabalho e oportunidades de desenvolvimento, estimulando a satisfação e o orgulho de pertencer”. E para finalizar, a missão da Coca-Cola é: “Refrescar o mundo. Inspirar momentos de otimismo. Criar valor e fazer a diferença”.


Percebe que nenhum deles fala de produto, mas sim de pessoas? Antigamente vivíamos no tempo dos 4Ps do marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção), agora estamos na era dos 6Ps, adicionando Pessoas e Propósitos. E é assim que uma marca precisa nascer nos dias de hoje. Com a análise na seguinte ordem: Qual o meu propósito/causa? Quais são as minhas crenças, valores e como vou atuar? E por último, qual será o meu produto?

Encontrando o propósito da sua marca, aparecerá o que diferencia a sua empresa das demais do mercado. Ter um diferencial é uma obrigação de toda empresa que busca se destacar entre os consumidores. Busque o verdadeiro motivo que te torna único perante aos seus concorrentes, e ser melhor virá como uma consequência.

O sentido da sua empresa deve ser melhorar a vida das pessoas. Ela está fazendo isso? Comprometa-se com uma causa, e todo resto funcionará.

Portando, sua empresa jamais deve ser focada em vender produtos. Ela precisa colocar as pessoas em primeiro lugar. A venda será uma consequência. O produto da sua marca pode se reinventar mil vezes, de acordo com as necessidades e demandas, mas a essência da sua marca permanecerá sempre a mesma.

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