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Criatividade x Criatividade relevante

Por: Guilherme Dalpasquale | CEO


No Dia Mundial da Criatividade, vamos falar do que realmente importa?

Criatividade que muda o mundo e a forma com que as pessoas se relacionam entre si para melhor. Criatividade que resolve um problema de forma simples e prática, onde antes não havia solução. Criatividade que torna a marca dos clientes relevante na vida das pessoas em vez de passar batido como uma piada, onde você ri apenas na primeira vez.

Criatividade não é um talento, é um trabalho contínuo e diário. Não existe esse negócio de inspiração. O negócio do criativo é repertório, técnica e treinamento. Sim, treinamos o nosso cérebro para ser mais criativo.

O que estamos querendo abordar aqui é a questão da grande diferença que existe entre duas ideias criativas. Uma é aquela que transforma o mundo, a sociedade, a forma de consumo. A outra é a criatividade que nos faz rir, nos surpreende momentaneamente e podemos até passar adiante, porém, não serve para nada além de entreter. Vou citar um exemplo de cada.

Criatividade

Quem aqui não lembra da famosa campanha do extinto Bomnegócio.com, onde o Cumpadi Washington, protagonista de um dos VTs da campanha, solta o jargão que ficou famoso em todo território nacional “Sabe de nada, inocente!”? Pois bem, essa foi uma campanha muito criativa, divertida, engajada pelo público e replicada pelo Brasil inteiro, porém, mudou alguma coisa no mundo? Só no mundo do Cumpadi Washington mesmo, que, com o sucesso estrondoso do jargão criado pela agência, voltou à fama com tudo, e até hoje tira proveito da campanha e do jargão.

Criatividade relevante

Agora a coisa fica séria, porém, não necessariamente divertida.

Alguém aqui lembra da campanha “Enterro do Bentley”, protagonizada pelo famoso empresário paulista, o Conde Chiquinho Scarpa? Pois bem, essa campanha aconteceu da seguinte maneira: o empresário anunciou em uma segunda-feira, via rede social, na época, Facebook, que no final da semana enterraria o seu carro Bentley, que custava em torno de um milhão, no quintal da sua casa, como faziam os antigos faraós do Egito, em um ritual onde se enterrava o que há de mais valioso para que seja levado para eternidade junto de si quando morrer.

Imagine o buzz que isso gerou e a chuva de críticas que o excêntrico empresário levou durante a semana. As pessoas acharam um absurdo enterrar um carro de um milhão de reais. Scarpa foi chamado de tudo, inclusive considerado um “playboy que não sabe o que fazer com tanto dinheiro”. Pois bem, no final da semana, reúnem-se na casa do Chiquinho Scarpa toda a imprensa paulista para cobrir o tal enterro do Bentley. Na hora do anúncio oficial, Chiquinho surpreende à todos revelando que aquilo não passava de uma ação para a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, onde o slogan da campanha era “Absurdo é enterrar algo muito mais valioso que um Bentley: seus órgãos”. A campanha foi um sucesso. Todos os veículos noticiaram o desfecho da história e com isso, a ABTO obteve um aumento significativo no número de doadores de órgãos devido o sucesso da campanha.

Isso demonstra que, não necessariamente precisa ter um cunho social, mas sim que as ideias podem mudar o mundo e, claro, para melhor. Não podemos desperdiçar esse bem precioso que é a criatividade humana.

Seja relevante. Deixe a sua marca na história.

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